27 de abril de 2013

Sertã Portugal (HD)


SERTÃ, vila e sede de concelho, pertencente ao distrito de Castelo Branco, localizada na região centro do País, a sua origem histórica remonta ao terceiro milênio A.C., onde ainda hoje se podem encontrar manifestações artísticas gravadas na rocha, nomeadamente nas freguesias de Figueiredo e Ermida. Com um patrimônio arquitetônico muito rico, podemos visitar entre outros A Capela de S. Sebastião, O edifício dos Paços do Concelho, A Capela de Nossa Senhora dos Remédios, A Igreja Matriz de S. Pedro, o Convento de Santo António, o Castelo de cinco quinas (raro no país) e a Ponte Filipina, vulgarmente conhecida por Ponte da Carvalha ou Ponte Velha. Outras manifestações artísticas em termos de edificações são-nos mostradas pela Fonte da Boneca ou o Lagar da Carvalha. Outros bons motivos para visitar a Sertã: o seu artesanato, donde se destacam a cestaria e os bordados regionais e a gastronomia de uma raridade preciosa. Por tudo isto, a Sertã é um local mágico, cheio de História e lendas e com cheiros e cores muito próprios. Por Carlos Pais.

SERTÃ, is town in the district of Castelo Branco, located in the center of the country, its historical origin dates back to the third millennium BC, where you can find, to today, carved arts into rock, especially in the parishes of Figueiredo and Chapel. With a very rich architectural heritage, you can visit S. Sebastião Chapel, the building of the Town Hall, Nossa Srª dos Remédios Chapel , São Pedro Church, Convento de Santo Antonio, The Castle with five corners (rare in the country) and the Philippine Bridge, commonly known as Carvalha Bridge or Old Bridge. Other architectural must see are Fonte da Boneca and Lagar da Carvalha. Other good reasons to visit Sertã: crafts like regional basketry and embroidery and cuisine. Sertã is a magical place, full of history and legends, with very unique smells and colors. By Carlos Pais.

23 de abril de 2013

Mon Jardin D'amis


Dans mon jardin il y a beaucoup de fleurs, mais l'une d'elle est très singulière, douce, précieuse, et je me dois de la choyer. Et donc, je prends soin d'elle plus souvent, en raison de sa délicatesse et fragilité, ni trop d'eau ni trop de soleil, je ne pourrai jamais la laisser au vent. Elle a une fragance à nulle autre pareille, son parfum si doux me maintient en vie. Je reste là à la comtempler et à l'apprécier, et au travers elle, ce que je vois c'est : Vous.

Zel Florizel


Un merci spécial à mon amie Isabelle de France, qui m'ont aidé à comprendre cette langue magnifique, pour lequel je suis devenu très intéressé par la beauté de sa prononciation. Le français est en soi une mélodie à nos oreilles.

19 de abril de 2013

A "Arte" Descartável

    Em meio à globalização globalizou-se também a arte. Verbo perigoso essa tal de ‘globalizar’, se por um lado aproxima diferentes culturas, por outro, cria uma ‘salada mal temperada’ que se come por não ter outra opção ou, é tão disponível que segue aquele velho costume de pegar o que está mais próximo das mãos.
        
No turbilhão de ‘artes’ descartáveis, a música – umas das artes mais cultuadas pelo ser humano – vê-se esmigalhada pela ‘força da grana’, o imediatismo e a negligencia dos ‘consumidores’. Sim, ‘consumidores’, não mais apreciadores, tornou-se produto de quitanda, como o tomate que quando não envenenado, ainda é útil na prevenção do câncer de próstata.
        
Sabe-se que o ‘pão e o circo’ são recursos usados desde tempos remotos e, continua sendo apresentados nas arenas para as multidões que não sabem bem ao certo o motivo de estar ali, mesmo que alguém tente acordá-la, é quase sempre em vão. Adormece tranquilamente seguindo guiada e manipulada pela mídia comprada e vendida.
        
Embora o homem esteja evoluindo tecnologicamente, isso não tem ocorrido no campo emocional. A arte em geral e principalmente a música, estão sendo degradadas, criou-se até o termo ‘musica comercial’. Nota-se que realmente há uma grande distancia do que é produzido hoje para a música das décadas de 80, 70 e 60. Comparada a Bach, são milhões de anos luz.
        
Vale lembrar que tudo que entra pelos cinco sentidos torna se alimento para o corpo e mente. O que se vê; se respira; se come; se sente e se ouve, são alimentos diários. A ‘feira moderna’ está montada a escolha é individual. Qual seria o melhor alimento para o corpo? Fará bem para a saúde física, mental e emocional?

      Zel Florizel    
         

17 de abril de 2013

Educação e Segurança

     
O problema da Segurança no Brasil e em vários outros países está intimamente relacionado com a questão da Educação, vê-se o fato ocorrido na maratona de Boston (15/04/2013), onde algum delinquente ocasionou a morte de algumas pessoas e, deixou muitas outras feridas e traumatizadas. Um momento de lazer perturbado para o cidadão que está cada vez mais amedrontado onde quer que seja.
         
       Aqui no Brasil não é diferente, a imprensa se farta com acontecimentos trágicos, preenchendo com eles suas colunas escritas, suas matérias de rádio e televisão além da internet, deixando assim, de exercer um papel educativo e colaborativo para com a sociedade e, vivendo miseravelmente da veiculação e da vendagem de drama e terror, entretanto, isso é assunto para outra nota.
         
      Cabe mencionar que, as instituições de ensino e seu corpo docente são negligenciados enquanto o dinheiro público é gasto no carnaval e na construção de estádios. E, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), já mandou avisar, o autódromo de Interlagos ‘precisa’ de reformas, senão pode ficar fora do calendário de 2014, entretanto alunos e professores estão fora do calendário há muitos anos.
         
      Os professores são mal remunerados, as instalações são precárias e, a administração pública acredita que, colocar uma criança ou adolescente na frente de um computador com internet transformará o mundo em algo melhor. O investimento no aprimoramento de professores e recompensas por desempenho se faz urgente, pois, eles têm a difícil missão – juntamente com pais ou responsáveis – de formar os futuros membros da sociedade.
         
     Investir em segurança, saúde e lazer é válido, porém, quando não se prepara indivíduos de maneira razoável corre-se o risco de levar a sociedade ao colapso, tornando a vida em grupo algo insuportável. Pessoas bem instruídas, geralmente – não que isso seja uma regra – são menos inclinadas ao delito, talvez por perceber que se te muito a perder. São mais esclarecidas no que diz respeito ao trato com a saúde e podem multiplicar isso beneficamente. Portanto um melhor investimento em educação geraria economia nos outros setores.

16 de abril de 2013

The Time

The time is not an enemy. The time is the way of this learning we've called life. And necessarily, a person needs not learn the same as the other. Because every being is a whole, eternal and incomplete, an individual universe into itself.


Zel Florizel

15 de abril de 2013

Teoria do Búfalo


Quando uma manada de búfalos é caçada, só os búfalos mais fracos e lentos, em geral doentes, que estão atrás do rebanho, são mortos primeiro. Essa seleção natural é boa para a manada como um todo, porque aumenta a velocidade média e a saúde de todo o rebanho pela matança regular dos seus membros mais fracos. De forma parecida opera o cérebro humano: beber álcool em excesso, como nós sabemos, mata neurônios, mas, naturalmente, ele ataca os neurônios mais fracos e lentos primeiro. Nesse caso, o consumo regular de cerveja, cachaça, whisky, vinho, rum, vodka, elimina os neurônios mais lentos, tornando seu cérebro uma máquina mais rápida e eficiente.

E mais: 23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de álcool. Isso significa que, os outros 77% dos acidentes, são causados pelos filhos da puta que bebem água, suco, refrigerante ou outra merda qualquer!


Contudo, é simplesmente uma piada, se beber não dirija. 

13 de abril de 2013

Do Outro Lado


A loira está no bar. Ela chama o garçom e quando este se aproxima, ela se levanta e fala baixinho no ouvido dele:
- Onde é o banheiro?
O garçom responde:
- Do outro lado.
A loira aproxima-se do outro ouvido do garçom e diz:
- Onde é o banheiro?

11 de abril de 2013

Qualidade de Vida e Coletividade


Com a revolução industrial o planeta tomou um curso extremamente acelerado, primeiramente os países desenvolvidos e, em seguida a maioria dos outros países entrariam nessa busca desenfreada pelo “desenvolvimento”, vendo assim uma forma de garantir o crescimento econômico e, uma melhor qualidade de vida para a “população”.

No primeiro momento pareceu algo fantástico, contudo, com a chegada da era da informação o mundo está percebendo que a corrida industrial deve tomar outras linhas de conduta. Essas linhas devem estar de acordo com a boa gestão dos recursos naturais e, consequentemente de acordo com a boa qualidade de vida da sociedade em sua totalidade.

Cada cidadão tem papel importante nessa transformação dos pensamentos e ações. A escolha de produtos e serviços de empresas que realmente praticam a responsabilidade socioambiental, sabendo distinguir entre elas as que de fato estão empenhadas nessa causa, será um passo importantíssimo na construção de uma nova consciência.

A redução nas emissões de resíduos sólidos, líquidos e gasosos se dará a partir de uma reeducação para o modelo de vida inteligente e criativo, em outras palavras, sustentável. Assim, gerando no indivíduo, desde os seus primeiros anos, a sensibilidade para absorver a realidade de que faz parte de um único corpo total e indivisível o qual chamamos sociedade.

por Zel Florizel

Nota do autor: texto que elaborei em um concurso que prestei há alguns anos, revisei para compartilhar com vocês. Espero que gostem. Como sempre, erros de português avisem, pois, ninguém é tão infalível que nunca os tenha cometido. 

3 de abril de 2013

Vila do Bispo Algarve Portugal (HD)



VILA DO BISPO, pertencente ao distrito de Faro, Algarve, situa-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. As origens desta cidade remontam ao período de ocupação romana e teve a sua origem numa povoação chamada Santa Maria do Cabo, a qual foi doada, no Sec.XVI, por D.Manuel I ao Bispo de Faro, passando então a chamar-se Vila do Bispo. Percorrendo as ruas estreitas do centro, ladeadas de casas brancas, podemos ver a Fonte de Vila do Bispo, e, continuando até ao largo principal encontramos a Igreja Matriz de Nossa Srª da Conceição, construída no Sec.XVI, decorada com elementos de estilo barroco e no altar-mor um retábulo de talha dourada. No concelho de Vila do Bispo estão localizadas algumas das mais belas praias do Algarve, conservadas em pleno estado selvagem, com areias brancas e águas límpidas, que convidam à pratica da actividades desportivas, tais como o surf e o mergulho subaquático. Por Carlos Pais.

VILA DO BISPO, belongs to the district of Faro, Algarve, is located in the Natural Park of Southwest Alentejo and Costa Vicentina. The origins of this town date back to the Roman period and had its origins in a village called Santa Maria Cape, which was donated in the 16th Century, by Manuel I to the Bishop of Faro and then named Bishop Vilages (Vila do Bispo). Walking through the narrow streets of the center, lined with whitewashed houses, we can see the source of Vila do Bispo, and continuing to the main square we find the Church of Nossa Sr ª da Conceição, built in the 16th Century, decorated with Baroque elements and a gilded wood altarpiece altar. In the municipality of Vila do Bispo are located some of the most beautiful beaches in Algarve, wild preserved, with white sands and clear waters that encourage the practice of sports such as surfing and scuba diving. By Carlos Pais.

1 de abril de 2013

"Jillian" - An Acoustic Guitar Original

"Jillian" - An Acoustic Guitar Original Written, produced, and performed by Mark J. Campayno.