21 de janeiro de 2017

Sebastian Martiny Music and Life

Com o advento da internet o mundo se tornou uma aldeia global. Outrora seria raro ter acesso a tantas culturas diferentes como nos dias atuais. Na musica diversos novos nomes vêm chegando para enriquecer ainda mais uma das mais antigas artes do nosso planeta. Artistas independentes de todo o planeta utilizam a plataforma para divulgar sua arte, e os grandes selos estão com as ‘barbas de molho’, pois, a qualidade da indie music – como é universalmente conhecida – já suplantou há muito tempo a musica comercial.

Exemplo disso é o cantor, músico e compositor Sebastian Martiny (19). Sebastian nasceu em Aarhus – Dinamarca e logo após mudou-se para Copenhagen onde cresceu e alimentou seus sonhos de infância e juventude. O artista nos conta que sua infância não foi muito fácil, porém, conhece pessoas que atravessaram grandes dificuldades e conseguiram vencer, então, não costuma reclamar. Na época de escola Sebastian teve problemas com alguns garotos. “Apanhei um bocado, às vezes tinha que me esconder para evitar atritos”, revela. Devido essas circunstancias o garoto se aprofundara na leitura e no estudo de seu instrumento, o violão.

Na adolescência o artista ficou por um ano em um internato dinamarquês, e acrescenta que foi lá onde ele realmente aprendeu a acreditar nele mesmo. “Esses internatos tem um efeito muito bom sobre os adolescentes”, comenta. “Viver com outras pessoas da mesma idade ensinou-me que se eu quisesse ser respeitado, teria que trabalhar para isso”, enfatiza. Sebastian acrescenta que sempre que se vai empreender algo há sempre alguém melhor, portanto é necessário dedicação e trabalho duro para ver resultados.

Seu sonho de se tornar um artista no ramo da musica teve início ainda na infância, o cantor nos conta que naquela época lhe faltava coragem para empreender no mundo musical. “Lembro-me de correr por aí tocando meu violão ao ar na sala de estar, sonhando com os grandes palcos”, enfatiza. Seu tio – que também era violonista - foi quem colocou tudo em movimento dando-lhe o primeiro violão e seus pais rapidamente arranjaram um professor, Sebastian estava na quinta série da escola o ano foi 2007.

Apesar dos seus dezenove anos, o artista acredita que começou a cantar um poupo tarde, apenas há dois anos. Recentemente conta com a ajuda de um mentor musical que o está ajudando a definir seu estilo. Semanalmente Sebastian dedica cerca de dez horas desenvolvendo suas musicas para seus projetos online, tendo seu tempo de lidar com musica reduzido por estar trabalhando em outra atividade em tempo integral. Contudo, a musica continua firme, presente e com muitas novidades em sua vida.

O artista nos conta que sempre teve muito apoio de seus pais. “Eles sempre quiseram que eu aprendesse como me cuidar, mas, quando me interessava por musica e esportes eles de bom grado me emprestavam dinheiro”, comenta. Já em casa Sebastian teve a oportunidade de aprender piano com seu pai, que além de pianista foi cantor de ópera.

Perguntado sobre as dificuldades no início de carreira o artista argumenta que em primeiro lugar é a motivação para aprender e dedicar ao seu instrumento, “é preciso muita disciplina”, acrescenta. Outra questão apontada pelo cantor é: como saber se está fazendo o suficiente e as coisas certas para a carreira. “Você encontra-se deitado à noite, preocupado e o sono que não vem. O que aquela pessoa quis dizer com aquilo? Perdi uma oportunidade? Estou trabalhando duro o suficiente? Será que vou ter sucesso?”, reflete.

Seu principal instrumento é o seu amado violão como ele mesmo diz. Além de seus trabalhos solo Sebastian toca com a banda Red Paradise. O artista nos conta que aprendeu seu instrumento com o mais inspirado e motivado professor do planeta, seu querido professor Rasmus. Ele iniciou suas aulas há nove anos e recentemente teve que parar para fazer algumas viagens pelo mundo. “Foi um triste adeus, ele foi quem me ensinou a vida inteira, sempre paciente, repetindo quantas vezes fossem necessárias, com sorriso no rosto, sempre me senti amparado por ele, voltava para casa melhor a cada aula e cheio de esperança”, enfatiza.

O cantor nos revela que escolheu o violão como instrumento para encantar as garotas. “Eu queria aprender musica e arranjar namoradas, por que não unir o útil ao agradável?”, brinca. Contudo, comenta que acabou se apaixonando pelo instrumento e se esquecendo de pegar garotas. Sua grande inspiração musical é  Crystal Strings, um artista de um pequeno canal do YouTube, “Ele mostrou-me que qualquer pessoa pode fazer ótimas musicas, a comunidade online que ele criou é um grande inspiração, as pessoas se ajudam e criam boas canções juntas”, argumenta.

Sua primeira apresentação foi no natal de 2008, seu professor queria que ele se sentisse confiante em um palco, então ele lhe empurrou com sua guitarra em uma apresentação. “Naquele momento eu estava nervoso como sempre, e depois de uma sequencia de performances horríveis, eu finalmente me encontrei no palco”, revela. Agora o artista acrescenta que se sente a vontade para cometer erros, “as pessoas que o assistem querem que você se saia bem, porque provavelmente elas pagaram para isso”, comenta.

Sebastian é uma raridade, um dos poucos artistas que fazem musica por puro prazer sem se importar com questões financeiras. “Jamais fui pago por minhas musicas, não estou nisso por dinheiro, só quero que as pessoas apreciem as minhas musicas, tantas quanto eu fizer”, enfatiza. O artista comenta que tira seu sustento de seu trabalho e tem seu tempo para compor e gravar suas musicas, sua arte é um presente para as pessoas que vivem por todo o mundo.

Ainda sobre seu primeiro show o artista acrescenta que foi horrível, não estava preparado, para o segundo show já estava melhor, “alguns dos outros artistas me olharam com arrogância quando entrei no palco, mas mudaram rapidamente quando me ouviram tocar, foi uma sensação ótima, ainda hoje sinto orgulho daquele dia”, relata.

Sebastian começou a escrever musica em 2012, sentindo que havia muitas coisas que ele gostaria de dizer. Sua oportunidade surgiu quando ele começou uma banda da escola. “A banda teve muita ajuda, e nós queríamos fazer nossas próprias musicas”, comenta. Sua inspiração vem das coisas da vida, análises sobre as coisas que acontecem no diário viver e também uma forma de dizer obrigado às pessoas que o ajudam no decorrer de sua jornada.

Sua primeira criação foi a musica Blaze (2013), Um de seus instrumentos foi queimado com todos os seus pertences em um festival enquanto ele se encontrava na apresentação. Tal fato, interessantemente, o levou a refletir sobre amizades que vão para um caminho errado. A maioria de suas canções são escritas durante suas viagens. “Ao escrever, coloco na minha playlist faixas relaxantes e começo a pensar em um tema, primeiro defino o significado da mensagem que quero passar e depois reflito sobre a melhor forma de transmiti-lo”, revela. Suas canções geralmente são escritas com um verso explanando sobre determinado problema, outro sobre sua reação ao fato e por último uma ponte que busca mostrar uma solução para a questão.

Sebastian é também um adepto às colaborações musicais com outros artistas. Um dos trabalhos que mais aprecia é a musica By The Water(2016) escrita e produzida por ele e interpretada pela cantora Carla. Também têm trabalhando em alguns projetos com youtubers, que são em sua maioria gamers. Entre suas criações a favorita é a canção Happy Rain, “eu a gravei há muito tempo e somente recentemente conclui, gostei muito do resultado”, ressalta. O artista também recomenda sua coletânea Made in China Project, as musicas estão disponíveis em seu web site. Está disponibilizado também para download gratuito  o CD Thoughts com as musicas: ‘Stages’, ‘Learning the Basics’, ‘Prowness of Mankind’ ‘Depths of a Broken Mind’, ‘Distopia’ ‘Troll in You’, ‘Power of Motivation’ ‘The Call’ ‘On Fire’, ‘In the Darkest Hours’, ‘Blaze (Instrumental)’, ‘Strength of Sofia’ e ‘Letting Out’.

Quando faz shows está geralmente acompanhado por sua banda com: Rodbuks, nas guitarras e vocal; Louis na bateria; Mads no baixo; Magnus no piano. O artista ressalta que enquanto puder fazer musica por prazer e gratuitamente continuará fazendo. As dificuldades no inicio de carreira para ele é a continua motivação. “Você precisa acreditar em você para fazer seu trabalho e abraçar as oportunidades, a minha sorte e ter ótimas pessoas ao meu lado, sem essas pessoas eu nunca teria coragem de subir a um palco e melhorar a cada dia”, comenta.

Para Sebastian musica é tudo, algo que controla as emoções e um ótimo meio de criar felicidade para nossos corações. “Imagine uma seção de treino sem musica, ou uma festa sem musica, a musica coloca cor em nossas vidas e é, portanto, um honrável uso do tempo”, salienta. De acordo com o artista a musica é o que mantém para cima, acrescenta que sem ela se sentiria perdido sem direção, “ao passar pela vida, você precisa de objetivos ou você vai apenas sentir-se flutuando em um mar sem importância”, comenta.

Além de seu trabalho e sua musica, Sebastian também realiza trabalhos voluntários arrecadando fundos para a Cruz Vermelha, e conta que esse trabalhou o ajudou a melhorar a visão que tinha das pessoas, pôde ver o quanto as pessoas querem ajudar, tanto quanto elas possam. Perguntado sobre suas expectativas sobre o mundo o artista comenta que, o mundo está melhorando, porém, se preocupa com nosso modo ocidental de viver. “Temos certeza de que descobrimos a verdade e, portanto, estamos forçando outros povos a aceitá-la, muitas vezes a história nos provou que estamos errados, precisamos olhar em torno de nós e aprender com os outros, não apenas tentar moldá-los em pessoas como nós”, enfatiza.


O que desaponta Sebastian é o direito que algumas pessoas sentem em se acharem melhores do que outra, “nós somos todos melhores que outros em alguns pontos e piores em outros, excesso de alto-confiança pode se converter em arrogância”, afirma. O artista também diz que não gosta de perder tempo, e quando outra pessoa o faz perder tempo seu humor muda, acrescenta que precisa trabalhar sobre este aspecto. Sobre as coisas que o deixam feliz, ele afirma que por sorte há uma porção delas como: treinar, compor, estar com amigos e realizar seus objetivos. “Estar pronto para trabalhar e colocar esforço nisso é realmente o que melhora meu humor em dias chuvosos”, acrescenta. Para saber mais sobre o trabalho de Sebastian Martiny acesse seus canais na web em: Website OfficialYouTubeTwiiterSoundCloudInstagram e ReverbNation.