14 de outubro de 2016

Vince Tomanelli Music and History

Montreal é um dos principais centros econômicos e culturais do Canadá. Com várias faculdades e quatro universidades é também centro de alta tecnologia no que tange às áreas da medicina e industrial aeroespacial. A musica não fica atrás, o Festival de Jazz de Montreal é um dos maiores do mundo e atrai público de todas as partes.
É de lá que vem o guitarrista Vince Tomanelli (51). Aos seis anos Vince já era encantado pela musica, nessa época costuma cantar os hits de Elvis Presley pela casa enquanto sua mãe cuidava dos afazeres do lar.   
Vince's First Guitar (1977)
Chegada a adolescência o artista começou a aprender por conta própria seu instrumento. ”Tinha doze anos, pedi para meu pai comprar-me um violão e comecei a praticar sozinho, comecei a tocar um dia após a partida de Elvis, o ocorrido foi muito triste para mim e o violão foi o que aliviou a perda, jamais tive aulas”, comenta.  
Nessa fase Vince costumava praticar com seu instrumento cinco horas por dia e aos finais de semana mais tempo ainda. “Eu ficava caminhado em volta da casa com meu violão o tempo todo, à noite sentava na cama e ficava tirando as musicas do Elvis de ouvido”, acrescenta. Em casa o músico teve apoio total da família, os pais sempre o encorajaram a tocar.
17 years old (1982)
Quando tentou aperfeiçoar sua técnica procurou uma escola de música. O professor pediu para que o garoto tocasse alguns acordes e tudo que sabia. Vendo o desempenho de Vince com o instrumento, pediu-lhe que aguardasse alguns minutos. Foi até a sala do proprietário da escola e explicou-lhe que não podia ensinar nada que o rapaz já não soubesse.
Alguns minutos depois o proprietário voltou e explicou o ocorrido. Somado a isso, convidou Vince para dar aulas na escola. O artista acreditou que tudo aquilo não passava de uma grande piada. Porém, não era brincadeira. Então passou a ensinar guitarra naquela escola, onde permaneceria por três anos entre 1982 e 1984.

Vince's Back in (1982)
Nessa ocasião, começou com dois alunos. Após alguns meses já tinha uma lista de espera. Nessa mesma época passou a estudar leitura musical por conta própria. Além disso, a pedido dos alunos, teve que ensinar-lhes o que estava rolando nas rádios nos anos 80 como: Cyndi Lauper, Boy George, Phill Collins, Michael Jackson, Whitney Houston, Van Hallen, Scorpions, Queen, Led Zeppellin, Duran Duran, David Bowie, Prince, Ozzy, e a lista só ia aumentando. “Meus alunos estavam me pedindo para eu ensinar de tudo, então isso fez com que eu me tornasse um melhor guitarrista”, revela.
Os artistas que o inspiraram foram Elvis Presley, Deep Purple e Led Zeppelin. A primeira apresentação do artista foi no auditório de sua escola no ano de 1982. “Tocamos de graça, porém, a sensação foi fantástica”, ressalta.
Vince (2016)
Vince comenta que já tocou com tantos músicos que seria difícil recordar o nome de todos eles. O artista costuma gravar apenas as musicas que ele gosta. “Se eu não gosto de uma musica eu jamais irei gravá-la, revela. Purple Rain é na opinião dele a melhor de suas gravações.

Perguntado sobre o que a musica significa em sua vida o artista abre seu coração e nos diz: “Musica é minha vida, minha paixão, meu sonho, eu estou na musica não por dinheiro, mas porque eu amo fazer isso”. Para saber mais sobre o trabalho de Vince Tomanelli, acesse seus canais na web em: Vince Tomanelli Official WebsiteYouTubeReverbNationSoundCloudInstagramFan Page e Twitter.