6 de janeiro de 2025

Ainda Estou Aqui – O Brasil nos Olhos do Mundo

Fernanda Torres vence o Globo de Ouro na categoria Melhor atriz de filme, no gênero Drama, com o longa “Ainda Estou Aqui”, onde contracenou com o ator Selton Mello. O filme, dirigido por Walter Salles, traz o relato autobiográfico do escritor, Marcelo Rubens Paiva, retratando a luta de sua mãe, Eunice Paiva, advogada que se tornou ativista política em razão da prisão e desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, durante o regime militar.

Eunice e sua filha, Eliana Paiva, também foram presas pela ditadura militar brasileira que solapou o país endividando-o e, gerando uma casta privilegiada de generais e altas patentes com super salários e estilo de vida nababesco. Tais oficiais vivem em vilas militares, em regiões centrais de cidades, em mansões de alto luxo e em nada contribuem para o desenvolvimento da Nação.

Os quarteis também são em regiões centrais, quando deveriam ser próximos às fronteiras para defender a Soberania Nacional do Brasil contra ameaças de invasão e, principalmente, contra a entrada de drogas e contrabando no país. Ao contrário disso, o Brasil foi acometido recentemente (2022), pela tentativa de golpe de Estado com a participação de vários oficiais das Forças Armadas.

“Ainda Estou Aqui” ou “I’m Still Here”, com está sendo divulgado no exterior, tem sido a oportunidade para sociedade Brasileira mostra ao mundo que, não compactua com regimes autoritários e antidemocráticos: nem no Brasil e nem em nenhum outro local do mundo. O Brasileiro, em sua vasta maioria, preza pela Democracia e pelo Estado Democrático de Direito.

Em seus agradecimentos, Fernanda Torres relembra sua mãe, Fernanda Montenegro, que também esteve naquela cerimônia há 25 anos. E deseja que as reflexões do filme possam nos ajudar a atravessar esses tempos tão difíceis em que estamos vivendo em um mundo de medo. Ela não cita diretamente, porém, traz uma reflexão sobre: a ascensão da extrema-direita, guerras, e também o massacre que se instaurou em Gaza, na Palestina, para saquear as riquezas naturais daquela região.

Por Zel Florizel

Nenhum comentário:

Postar um comentário