3 de dezembro de 2015

The Amber Herd Music and History

A banda The Amber Herd – formada por membros de várias partes da Inglaterra – originou-se em Nottingham (2007). Seu estilo musical é influenciado desde o Hard Rock ao Pop. Costumam fazer shows nos principais pontos de atração do país e sessões musicais na Rádio BBC de Nottingham. Contam com apoio de alto nível, tendo seu trabalho apreciado por grandes bandas como Echo and the Bunnymen, The Wedding Present entre outras. Apresentaram-se em importantes festivais musicais como: Bearded Theory, Headstock e Glastonwick. E, no High Voltage Festival ganhou o concurso nacional tornando-se manchete do The Acoustic Stage no momento em que fora descrita como “O melhor segredo mantido de Nottingham” e mais, “Uma banda intrigante, com olhos para o drama e a melodia, surpreendente”.

Apesar do excelente desempenho ao vivo a banda não evitou os estúdios e lançou dois singles com duas músicas cada um. O segundo com a musica Thursday, sendo votada a número 1 entre as top 50 no gênero em 2010 pela Notts Live Radio. A canção Magnolia concluiu o primeiro EP da banda e foi memoravelmente apresentado no programa Hollyoaks do canal 4 da Inglaterra. E agora trabalham na divulgação do seu álbum de estreia intitulado Our Only Eden (2014) – que me foi gentilmente enviado por Paul – com as musicas Three Ring Circus, Red Gold, Another River, Tin Man, Stage Fright, Leaving Home, In To Land e uma releitura de Kite extraída de um vinil compacto que na época foi descrito pela Record Collector Magazine como as seguintes palavras: “excelentes execuções de guitarra e theremin com vocais cativantes e melancólicos”. E continua: “Esse lote de discos deveria ser enorme se é que há alguma justiça. (Droga!)”. Demonstrando sua indignação por ver um trabalho formidável com tão pouco apoio.

A jovem banda inglesa coleciona belos elogios, veja o que diz algumas revistas do gênero:

"É difícil acreditar que este é o primeiro álbum completo de uma banda iniciante, ele está muito bem produzido e soa como um terceiro ou quarto álbum feito por um grupo veterano. Quero ouvir mais. Isso é algo que eu estou disposto a fazer por pura apreciação musical e lírica. Espero que todos nós tenhamos a oportunidade de ouvir muito mais sons desses caras e eu vou acompanhar isso!”
RedDom - Nottingham Live Magazine

"Não há um único segundo neste álbum que poderia ser desprezado. Our Only Eden é um álbum perfeito para relaxar nas longas noites de verão. The Amber Herd são definitivamente algo para ser ouvido; não se deixe levar pela sua abordagem alternativa, é só sentar e relaxar, porque eles têm tudo sob controle."
Sian Hodkin – Derbyshire Times

“Com som poderoso e letras chamativas, The Amber Herd entregam uma obra-prima com o lançamento do álbum Our Only Eden.”
Spaced Out Magazine

“The Amber Herd supre a pós-punk de Nottingham – e quando nós dizemos ‘pós-punk’ estamos nos referindo aos de alta categoria dos anos 80, aperfeiçoado intensamente antigamente.”
Dom Gourlay - Drowned in Sound

Os integrantes da banda se conheceram Nottingham, na região central da Inglaterra. The Amber Herd são: Neil Beards nos vocais principais e violão, Paul Wentworth na guitarra e vocais, Rob Fitzmaurice no baixo, Mark Lasbury na bateria e Ollie Powditch nos teclados.

Neil fez parte de um pequeno grupo chamado Beulah Ko, assumia os vocais em apresentações ao vivo na cidade de Sheffield Uni onde conheceu Mark. É de Cambridgeshire e atualmente vive com sua esposa e uma filha em Chesterfield.


Mark também tocou em um pequeno conhecido por Eyed Wonder. Nessa mesma época, ocasionalmente compartilhado o mesmo palco, conheceu Neil.


Paul mudou-se para Nottingham em meados dos anos noventa, vindo de uma cidade perto de York. Teve uma breve participação no Fresh Fruitem – um pequeno duo popular – antes da mudança. Conheceu Mark através de um amigo, enquanto seu parceiro musical estava na universidade de Nottingham.


A anterior tecladista da banda era Rachel esposa de Mark. A gravidez a impediu de continuar acompanhado o grupo. Então convidaram Ollie, que na época tocava guitarra na banda Made of Leaves em Nottingham. Nos primeiros anos The Amber Herd já haviam compartilhado palco com a banda Made of Leaves e perceberam que Ollie era o complemento perfeito para o grupo.

Ollie é da cidade de Coventry, mudou-se para Nottingham enquanto estava na universidade e tocou guitarra por um bom tempo. Seu pai também é um grande fã de guitarras. Nosso contato diz que pode parecer um pouco estranho para ele estar tocando teclados, mas isso pode mudar no futuro e ressalta: “ele é provavelmente a mente mais musical do grupo”.

Inicialmente começaram sem musico no baixo, então finalmente decidiram que não poderiam continuar sem baixista.  Fizeram anuncio em uma empresa local de musica onde conheceram Rob. Perceberam que ele era muito aplicado, parecia saber exatamente o que estava fazendo então o contrataram.

Rob é da cidade de Chester, e tocou em varias bandas da cidade, entre elas uma banda de tributo a Bob Dylan, conhecida como In Bob We Trust. Quando se mudou para Nottingham tocou por um breve período na banda Lois, logo após se juntou ao grupo para completar a banda The Amber Herd.


The Amber Herd é uma banda para se apreciar e ouvir com muita atenção. Cada canção foi muito bem lapidada desde letras, melodias e arranjos. É sem sombra de dúvidas um grupo original, com requintada musicalidade e estilo incomparável. É sempre agradável viajar em suas ondas rítmicasZel Florizel 

Apreciem By Christmas. 



Para conhecer mais o trabalho do The Amber Herd acesse o Site OficialFan Page e ReverbNation.




Zel Florizel


Nota: Todas as informações acima foram gentilmente cedidas pela banda exceto o último paragráfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário