4 de novembro de 2016

Marisa Zenatte Arte e Vida

Além de uma musicalidade riquíssima, o Brasil também é berço de uma gama de grandes mestres da literatura como: Machado de Assis; Jorge Amado; Graciliano Ramos, entre outros. Assim como na musica a literatura tem também inúmeros talentos pouco conhecidos, porém, de habilidades artísticas imensuráveis.
Nesse cenário encontramos a escritora e poetisa Mariza Zps. Nascida em Itirapina, pequena cidade do interior de São Paulo, cercada por montes, a autora nos conta que teve uma infância feliz junto à sua família, costumava brincar na rua com as outras crianças depois de ajudar a mãe nas tarefas do lar.

Aos sete anos mudou-se para São Carlos onde vive até hoje. Foi interessante e até um choque quando Marisa nos relatou que nunca se interessou por literatura quando mais nova. Porém, gostava muito de ouvir as histórias de sua avó paterna, Maria. Maria viveu até os cento e dois anos, ou seja, Marisa pode ter um bom contato com a arte literária através dos contos de sua querida avó.
Quando se deu conta, ainda menina aos nove nos, ela já estava escrevendo seus primeiros ensaios literários através de poesias e textos. Já na quinta série do ensino fundamental, a autora conheceu o professor de Língua Portuguesa Flávio, pessoa que a influenciou ainda mais pelos caminhos das letras. De acordo com a escritora, algo que está muito em falta hoje nas escolas é o interesse pela cultura.
Seu primeiro romance surgiu em um momento difícil de sua vida. Uma forte depressão a abatia, pois, tinha perdido sua mãe naqueles dias. Então, seu médico Dr. Sidney J. C. de Carvalho, conhecendo seu gosto pela literatura sugeriu que Marisa escrevesse um romance. Três meses depois nascia uma de suas mais belas peças literárias, Lírios Secos que seria publicado bem mais tarde, em 2016.
Seguindo com seus ensaios literários e poesias, surgiram as obras Rastros e Liberação da Percepção, publicadas em 2012. Em 2013 lançou novas coletâneas de poesias intituladas Fé e Argila e Poesias Hélices dos Sentimentos. E, atualmente trabalha em mais dois livros de poesia.
Lírios Secos, lançado em 2015, é uma peça envolvente, trata de uma antiga história de amor que por força das circunstancias teve que ser deixado de lado. Porém, os fantasmas do passado retornam causando inquietações nos corações das duas personagens centrais que outrora foram bons amigos de infância, adolescência e quase noivos. Agora ambos casados, devem buscar a sabedoria e o bom senso para se libertarem desses fantasmas.
Em Lírios Secos é interessante saborear o modo como a autora consegue se deslocar no tempo com os personagens sem perder o enredo. Isso não é tarefa simples, depende muito de dom e sensibilidade. E Marisa demonstra nessa primeira obra, que pode ser colocada ao lado de grandes nomes da literatura e manter seu brilho próprio. A autora permite ao leitor ter uma clara perspectiva psicológica das personagens envolvidas na trama, vale muito à pena ler o livro.
Marisa é filha, mãe, irmã e mulher. Mãe de Lucas (26), uma das razões de sua alegria, além da família e da arte literária. A escritora ressalta que sempre teve o apoio da família, principalmente de sua irmã mais velha Eliana. Perguntado o que a literatura representa em sua vida Marisa enfatiza: “gosto muito de artes, e a literatura é a minha terapia”.
Quando não está escrevendo, a autora está lendo suas obras preferidas são aquelas que exaltam o Ser, principalmente poesias. Seus autores preferidos são Gonçalves Dias e Castro Alves, seu livro de cabeceira é a Bíblia Sagrada. De acordo com a autora: “a arte expõe de forma atrativa aos olhos, ao coração e a alma mutações advindas de ideais e experiências vividas”.
Para a autora, as dificuldades na carreira se dá ao fato de que poucas pessoas são dadas a leitura. Contudo, Marisa se sente plena: “já plantei uma árvore, tenho um filho, editei meus livros; acho que o ser humano vive a buscar um mundo melhor e perfeito. Porém, isso só pode vir de Deus”, enfatiza.
Marisa gosta de incentivar as pessoas a leitura e completa nossa entrevista com a seguinte frase: “O conhecimento induz a sabedoria, e a sabedoria a felicidade”. Marisa Zenatte

Para conhecer as obras de Marisa Zps, acesse: Poesia Marisa Zenatte e Clube de Autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário