16 de julho de 2017

Raffaella Piccirillo Virtual Puzzle

Após um longo ano de muito preparo, dedicação e amor pela arte, a cantora Raffaella Piccirillo nos presenteia com mais um maravilhoso álbum. Seu mais recente trabalho, Virtual Puzzle do inglês ‘Quebra-Cabeça Virtual’, será lançado em todas as plataformas digitais no próximo dia 21 Julho. Para dar um gosto de ‘quero mais’ os fãs já podem apreciar a canção Lost no iTunes pré-lançada no dia 12 Julho. O álbum traz doze canções que passeiam em variados gêneros como o pop e o jazz onde o ouvinte se sentirá em uma verdadeira viagem musical.

Apesar do curto tempo para cuidar do lançamento do álbum e uma série de atividades envolvendo seu trabalho como locutora, Raffaella foi muito gentil ao nos conceder essa entrevista. A cantora nos conta que Virtual Puzzle trata-se de uma releitura do seu EP ‘Fragments of My Dreams’ lançado em 2011; e novas canções ainda não publicadas. “Todas as canções foram gravadas em versões acústicas com uma atmosfera mais íntima e próxima”, comenta.

Raffaella ressalta que por ser uma artista independente, todo o trabalho foi resultado de colaborações musicais e trabalho duro envolvendo artistas de vários países. “Esse álbum é um tributo à música é como um ‘quebra-cabeça virtual; mesmo havendo uma distância física, através dos meios digitais que temos hoje, podemos unir as peças do mundo musical que são: as músicas; os músicos; cantores; autores; engenheiros de som entre outros”, acrescenta. A cantora acrescenta que inevitavelmente o tempo para a produção é prolongado nesse sistema, porém, vale a pena.


A primeira canção é Ragazzi, do italiano, garotos. De acordo com a cantora a canção fala sobre as diferenças entre meninas e meninos. “É o texto mais alegre e legal do CD, trata de um contexto situado no universo da adolescência; no entanto, reflete em um conteúdo adulto como as inevitáveis diferenças comportamentais entre o homem e mulher”, revela.

Na sequência temos a música Brivido, do italiano, arrepio. “A canção fala daquela sensação que você tem quando a sua alma está em duvida se quer ficar apegada ao próprio corpo ou se separar dele para encontrar o desconhecido, uma dimensão diferente, trocar a realidade terrena por essa nova; pode ter múltiplas interpretações” descreve.

A terceira faixa do álbum é a canção Angels of the Silence, do inglês, anjos do silêncio. A música traz um tema delicado tratando da questão da pedofilia; perguntado se ela se sentia mais livre para tratar desse tema por não estar presa a nenhum selo, ela diz: “Como artista independente, ainda não me perguntei se os artistas de selos famosos têm medo de tocar nesse tema, quando você assina um contrato com um famoso selo, em grande parte você renuncia à sua liberdade de expressão em diferentes aspectos”.

O álbum traz na sequência as canções Stop! (Pare!) e Roxy: Stop! tem um ritmo mais pop, é um brado pelo fim das injustiças cometidas pelo mundo a fora, é uma canção que denuncia a hipocrisia e a desonestidade; Roxy é uma dedicação pessoal que Raffaella escreveu em homenagem à sua amiga Rossella Ferraris, uma jovem poetisa que partiu prematuramente. Essa é realmente uma canção muito especial, não dá para descrever aqui através de palavras.

Everyday (Todos os dias) é a sexta faixa do álbum, a canção fala sobre sentimentos variados que uma pessoa experimenta quando uma história de amor termina. “É uma luta interior para livrar-se de pensamentos negativos, o desejo de encerrar o passado e olhar para o futuro, porque um amor melhor é o que você merece”, adiciona.


Continuando, temos Help Me (Ajude-me) e Lost (Perdido): de acordo com Raffaella, a canção Help Me trata sobre o conjunto de sensações e humores que são inconscientemente sentidos quando alguém tem medo de ser esquecido; e Lost traz uma bela história de amor de duas almas mortais obrigadas a separar-se, todavia, estão inevitavelmente destinadas a encontrar-se novamente em uma nova vida imortal.

A nona canção é intitulada When a Man (Quando Um Homem): trata-se da história de um soldado que luta na guerra obedecendo a ordens contra o inimigo; contudo, esse inimigo não é senão pessoas como ele, pais da família longe de suas esposas e filhos; a única diferença é a busca por um ideal desigual, que consequentemente conduz às mesmas ações cruéis. 

A décima faixa é Nel Vento (No Vento) é uma música sobre pessoas que vivem plenamente sua história de amor e de repente a perdem ‘como uma folha de outono que cai e está perdida no vento’. “É uma espécie de pergunta e resposta entre homem e mulher, dizendo sua versão e ponto de vista”, completa. 

Give Me Kisses é uma das faixas extras desse álbum, uma colaboração internacional com o compositor Zel Florizel do Brasil. “Fiquei muito feliz em interpretar essa música, acho que minha voz se encaixou bem com os arranjos; e a canção se enquadrou bem com o resto do álbum. Zel também é um grande apoiador da música independente; jamais conseguirei lhe dizer suficiente obrigado por seu grande apoio”, acrescenta.

Para completar o álbum em alto estilo, Raffaella traz uma versão acústica da canção Kiss From a Rose. “Essa canção é de um dos meus artistas favoritos, Seal; cantá-la me traz um imenso prazer e essa versão acústica é um presente para quem comprar o álbum completo,” ressalta. A cantora está muito feliz com mais essas realização em sua carreira e acrescenta: “Virtual Puzzle é um álbum bastante intimista, muito sentimento; para mim, falar sobre isso no exterior já é uma grande conquista”.

Perguntado sobre os cuidados com a voz, Raffaella adiciona que estudar e treinar canto para um bom cantor ou cantora é suficiente. “Desde que você é criança, você deve impor o uso correto de sua voz, não confiando exclusivamente em seu próprio talento pessoal, com exercícios e muito desejo de experimentar sua voz em geral e estilos diferentes. Ser versátil é importante, dá-lhe a capacidade de ter mais preparação técnica e uma visão musical mais completa” enfatiza.


Apreciem a canção Lost no iTunes e na Amazon; o lançamento oficial do álbum Virtual Puzzle será no próximo dia 21 de Julho em todas as plataformas digitais. O disco também estará disponível em CDs físicos, fiquem ligados! Enquanto isso, as pessoas podem conhecer a prévia do encarte com todas as letras, créditos e pessoas envolvidas nessa belíssima Viagem Musical trazida por Raffaella em: Raffaella Piccirillo Official Website.

por Zel Florizel


Photos by Alessandro Tussar, Sergio Vitale and Christian Mal Malvicini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário