Se considerado a necessidade de moradia de uma grande parcela da população e o alto custo de um financiamento, pode-se analisar, de forma equilibrada, o custo para a construção voltado para pessoas físicas. Geralmente as pessoas tendem a recorrer por um financiamento, pagam o imóvel por muitos anos ou optam por comprar um terreno e construir.
A infra-estrutura do bairro é algo que deve ser considerado. É ideal que o bairro ofereça comércio em geral, posto de saúde, posto de gasolina, farmácia, uma pavimentação adequada, redes de água, luz, telefonia e um bom saneamento básico.
Não se pode esquecer a questão do conforto. As construções residenciais sejam elas adquiridas através de um financiamento ou na construção com recursos próprios, devem oferecer comodidade e serem proporcionais as reais necessidades de seus futuros moradores.
Qual o método de planejamento financeiro que melhor se encaixa na hora de se optar entre, financiar um imóvel – seja ele novo ou usado – ou na possibilidade da compra de um terreno e na construção deste, fazendo a comparação de tempo e, valores investidos para viabilizar esse investimento?
Muito se ouve falar sobre financiamento de imóvel, pessoas exaustas com os altos aluguéis decidem por financiar uma casa ou apartamento. Nesse caso, se faz necessário avaliar métodos para um melhor aproveitamento dos recursos financeiros. Para aderir a um financiamento há uma série de burocracias, comprovações de renda familiar, tempo de carteira, condição do cônjuge entre outros. Por outro lado a construção como empreendimento próprio, requer uma maior atenção e se gasta mais tempo para sua elaboração.
Com a oferta de capital, hoje o crédito está acessível para uma maior parcela da sociedade. Um planejamento eficaz pode garantir a construção ou financiamento de um imóvel confortável, em uma região que garanta os recursos necessários no dia-a-dia. Entretanto, não se iluda, pois, o mercado tem suas “marés” altas e baixas.
Economizar pode ser o caminho mais barato e vantajoso para quem quer o imóvel próprio. Além de poder escolher uma região que lhe garanta mais conforto, pode-se também escolher as dimensões do imóvel caso resolva construir como empreendimento próprio. Optando-se pelo financiamento, poderá dar uma entrada de valor maior e reduzir nas parcelas. Contudo, é sempre bom ter uma reserva para eventualidades como: doenças e desemprego.
A dica da semana é bem simples, reduza as baladas ou opte por aquelas que se pode pagar menos. Compre o essencial, o mercado quer que você ande na moda para que, quem o controla, ande de iate. Escolha produtos de outras marcas, muitas vezes nós pagamos pelo rótulo e não pelo conteúdo. Faça seu planejamento financeiro anual, tudo bem nós estamos em março. “Ah, então começo o ano que vem?” Não! Comece já! Nunca gaste mais que o seu ganho mensal, isso é um disparate matemático. Leia sobre o tema Finanças Pessoal. O tempo é seu melhor amigo, use-o em seu favor.
Nota do autor: Deixem seus comentários, suas criticas e suas sugestões. Compartilhem com seus amigos nas suas redes de contato. Bom final de semana a todos.
Zel Florizel